A ideia de fundação de uma associação de pesquisa que viesse lutar para que o Secretariado fosse reconhecido como área de conhecimento científico surgiu no I Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado (ENASEC), realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná em novembro de 2010 na cidade de Toledo-PR.
 
Na ocasião, o grupo de 31 professores da área, participantes do evento, formou uma Comissão para elaborar uma minuta do Estatuto da Associação. Essa Comissão foi composta pelos seguintes docentes, provenientes de diferentes instituições de Ensino Superior do país: Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB), Ivanete Daga Cielo (Unioeste), Raimundo Nonato Júnior (Unicentro), Ana Cristina Brandão R. Silva (Faculdade Alvorada), Alexandre J. Schumacher (IFMT), Elaine Freitas (Faculdade Católica), Lucila Augusta Campesatto (URI), Fernanda Landolfi Maia (URI), Aline Cantarotti (UEM), Chussy Karlla Souza Antunes (ESURP) e Fabiana R. Veloso Bíscoli (Unioeste).
 
Considerando a sua experiência como pesquisador do CNPq e como membro de outras sociedades de pesquisa, a presidência da Comissão ficou sob a responsabilidade do Professor Dr. Erivaldo P. do Nascimento
 
Foto: Plenária Final do I ENASEC (Toledo-PR), quando foi apresentada a Comissão responsável pela elaboração da minuta do Estatuto.
 
 
Na ocasião do I ENASEC, ficou decidido que a aprovação do Estatuto se daria na segunda edição do evento.
 
O II ENASEC, ocorrido em 2011, na Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo/RS, foi divulgado tanto pela internet (http://www.upf.br/enasec/) como por outros meios (cartazes, folders e por correspondência). Na programação estava previsto o encontro de docentes, sendo um dos assuntos da pauta a oficialização da Associação de Pesquisa em Secretariado, conforme acordado no ano anterior.
 
Na reunião dos docentes, o presidente da Comissão, Professor Dr. Erivaldo do Nascimento, apresentou a minuta do Estatuto, que foi amplamente discutida, apreciada e aprovada pelos 33 participantes, entre os quais, professores, pesquisadores e representantes de entidades da área de Secretariado.
 
 
Foto: Alguns dos professores que estiveram presentes na reunião de discussão da minuta do Estatuto da Associação no II ENASEC.
 
Durante a reunião, foi eleita uma Diretoria provisória responsável pelos registros da Associação, pelo encaminhamento das primeiras atividades da Entidade e pela organização da primeira eleição, que se daria na terceira edição do ENASEC, em 2013. Essa Diretoria foi composta por profissionais que atuam nos cursos de secretariado e, naquela época, já desenvolviam pesquisas na área. Essas informações podem ser confirmadas no curriculum lattes dos professores, disponíveis na página do CNPq: www.cnpq.br.
 

A Diretoria provisória foi composta por:

Presidente: Erivaldo Pereira do Nascimento (http://lattes.cnpq.br/1387440188491826)
Vice presidente: Carla Maria Schmidt (http://lattes.cnpq.br/9306432310266441)
Secretária Geral: Ana Cristina Brandão Ribeiro Silva (http://lattes.cnpq.br/4304322128169522)
Secretária Adjunta: Cibele Barsalini Martins (http://lattes.cnpq.br/3819635752116399)
Tesoureira: Loiva Maria Vidal Medeiros (http://lattes.cnpq.br/3147096962063581)

Além dos professores listados acima, foi aprovada a criação de um Conselho Fiscal, para acompanhar os trabalhos da Diretoria. Esse conselho foi formado pelos seguintes professores: Titulares - Maria do Carmo Assis Todorov, Patrícia Stafusa Sala Battisti e Aline Cantarotti. Suplentes: Daniela Giareta Durante, Eliana Maria Schmidt e Lucila Augusta Campesatto. 
 
 
Foto: Membros da Diretoria Provisória e do Conselho Fiscal da ABPSEC na plenária final do II ENASEC.
 
Durante o período de atuação da Diretoria provisória (outubro de 2011 a outubro de 2013), a ABPSEC coordenou e contribuiu com a avaliação de trabalhos acadêmicos e científicos em eventos da área de Secretariado, tais como:
 

1) XVIII CONSEC – Congresso Nacional de Secretariado;
2) V ENESEC – Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado;
3) XII SEMISEC – Seminário Multiprofissional Integrado de Secretariado da Região Nordeste;
4) III ENASEC – Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado.

No que se refere ao III ENASEC, a ABPSEC organizou e promoveu o evento em parceria com a Coordenação do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba.
 

A ABPSEC também colaborou, através de alguns de seus membros, na publicação do livro “Pesquisa em Secretariado”, publicado pela editora da Universidade de Passo Fundo e organizado pela Profa. Daniela Giareta Durante no ano de 2012.
 

Ainda durante este período, a Diretoria se mobilizou para a abertura jurídica da entidade, mas em decorrência da legislação em vigor não foi possível concluir o processo, o que gerou a necessidade da realização de uma nova assembleia para dar continuidade a esta questão.
 

Sendo assim, em 10 de outubro de 2013, durante o III ENASEC - na Universidade Federal da Paraíba - foi realizada a assembleia ordinária da ABPSEC, que teve como pauta:

1)Informes gerais.
2)Discussão e alterações no Estatuto.
3)Apresentação das Chapas para eleição e posse da Diretoria para gestão 2013/2015.

A assembleia foi amplamente divulgada, especialmente no site oficial do evento http://www.ccae.ufpb.br/3enasec/home/ e por e-mail entre os cursos, coordenações e professores que participaram das edições anteriores. Participaram da assembleia 20 professores e/ou pesquisadores.
 

A assembleia foi coordenada pela Diretoria provisória, na pessoa do presidente, Prof. Dr. Erivaldo Nascimento. O estatuto aprovado em 2011 foi rediscutido, revisado e aprovado pelos presentes. Nova eleição foi realizada, sendo eleita a chapa apresentada pela Profa. Dra. Cibele Barsalini Martins, com mandato de dois anos, tendo o seu término coincidindo com a IV edição do ENASEC.
 
 
Foto: Alguns dos professores que estiveram presentes na assembleia.

Assim, a constituição oficial da Associação ocorreu na assembleia do dia 10 de outubro de 2013, durante o III ENASEC. Em 10 de dezembro de 2013, a ABPSEC foi registrada no Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) número 19.425.056/0001-16 como associação privada, cuja atividade econômica é a pesquisa e o desenvolvimento experimental em ciências sociais humanas. Sua sede atual é localizada em São Paulo-SP.